terça-feira, fevereiro 13, 2007

Filme: O Grande Silêncio


"O Grande Silêncio é o primeiro filme sobre a vida interior da Grande Chartreuse, casa-mãe da Ordem dos Cartuxos, uma meditação silenciosa sobre a vida monástica. Dezassete anos depois de ter pedido autorização para filmar no mosteiro, é dada autorização para entrar ao realizador, que filmará a vida interior dos monges cartuxos. Sem música à excepção dos cânticos do mosteiro, sem entrevistas, nem comentários, ou artifícios. Evocam-se unicamente a passagem do tempo, das estações, os elementos repetidos incessantemente durante o dia ou as orações. Um filme sobre a presença do absoluto e a vida de homens que dedicam a sua existência a Deus. O filme ganhou os Prémios de Melhor Documentário no Festival de Sundance e nos Prémios Europeus do Cinema." (in Cinecartaz - PÚBLICO).

Os monges cartuxos, que ainda podem ser encontrados em Portugal, na Cartuxa de Évora, formam a ordem fundada por S. Bruno em 1084. São eremitas que vivem em comunidade, em silêncio e contemplação.

A Cartuxa de Évora

Aquele que persevera firme na cela e por ela é formado, tende a que todo o conjunto de sua vida se unifique e converta numa constante oração. Mas não poderá entrar neste repouso sem ter-se exercitado no esforço de duro combate, já pelas austeridades nas que se mantém por familiaridade com a cruz, já pelas visitas do Senhor mediante as quais o prova como ouro no crisol. Assim, purificado pela paciência, consolado e robustecido pela assídua meditação das Escrituras, e introduzido no profundo de seu coração pela graça do Espírito, poderá já não só servir a Deus, senão também unir-se a Ele. (Estatutos da Ordem dos Cartuxos 3, 2)

Mais info: Os Cartuxos

3 comentários:

Francisco Canelas de Melo disse...

A Ordem da Cartuxa, desconhecida de muitos, pouco acessível pela rigidez de sua Regra, fortalecedora da Fé e da evolução de cada Homem no seu Caminho, é de facto, uma das Ordens, senão até mesmo a Ordem, mais mística e espiritual de todos...A renuncia, a clausura total, o recolhimento profundo, vivendo apenas da Fé faz nos lembrar as breves palavras de São Bernardo de Claraval: " Aprenderás mais nas pedras e nas Árvores que nos Livros..."

Paulo disse...

Também me fascinam um pouco...

Anónimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Estas buscando formas de ganar dinero[/b]
Hemos hallado la mejor guia en internet de como ganar dinero internet. Como fue de interes para nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son solo formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]