sábado, dezembro 02, 2006

A Monarquia não é Remédio


Enganam-se aqueles que acham que a Monarquia resolverá os problemas de que Portugal padece. Pois bem, a Monarquia não é remédio, não devolverá a auto-confiança aos Portugueses, não trará enriquecimento económico. Do mesmo modo não foi a República que trouxe as desgraças e desilusões que se verificam hoje. Quem disser o contrário está, a meu ver, equivocado.

O que acontece na realidade é que à Monarquia cabe apenas criar um ambiente, mudar o cenário, mudar o tom da realidade portuguesa, dando oportunidade ao potencial real dos Portugueses que se revele e prospere. Igualmente, coube à República dar as condições para que elementos vários levassem à degenerescência a que chegámos.

Para que o debate seja justo e claro, não podemos propor a monarquia como se de uma cura se tratasse - não o é, de facto. Podemos sim dizer com toda a certeza que é o primeiro passo para que se possa expressar o espírito Português, que em todos habita, mas que o sistema vigente teima em deixar acabar.

Concluindo e personalizando, não cabe ao Rei resolver todos os problemas da Nação, mas sim propiciar a sua resolução. Cria-se assim uma sinergia forte e coesa, entre Rei e Povo: uma cumplicidade que nasceu há muito e que nada pode quebrar.

1 comentário:

mch disse...

Caro Leonardo
Tem toda a razão. Veja na Mensagem de 2005 de Dom Duarte: " Não afirmo que um rei resolve tudo; afirmo, sim, que um rei é sinal do caminho das boas soluções."
Esta sua chamada de atenção é urgente contra o "nacional-porreirismo" que se instala em toda a ideia que faz caminho