sábado, setembro 01, 2007

Princípio e Fim do Mundo do Meio

Mundo do Meio. Podia-se resumir o mundo no seu estado actual com esta expressão apenas.

Já se escreveram inúmeras linhas sobre o armagedão, o apocalipse, enfim, todas as formas possíveis para o «fim do mundo». Também se explorou por infindáveis avenidas os princípios remotos do Universo, tentando sondar esse início que, apesar de tudo permanece misterioso.
Esta é a perspectiva do ponto de vista cronológico, ou seja, aplicando as palavras «princípio» e «fim» como definições temporais. No entanto estes são também vocábulos que se prestam a definir conceitos morais e éticos - princípios - e aplicações concretas e práticas - os seus fins. Ora, acontece que por interessante analogia, nos encontramos hoje no Mundo do Meio.

Passo a explicar.
Um exemplo: expressão hoje utilizada ou implícita na geopolítica e na conduta política: «os fins justificam os meios». Somos quase que governados pelos «meios» de comunicação social, ou media na sua designação internacional, que aliás denota e transmite exactamente o mesmo sentido. Também hoje já não conta a viagem ou a experiência, mas sim o «meio» de transporte que se utiliza. E diga-se, desde a publicidade às conversas de café, todos andam obcecados com o «meio» de reprodução, mais do que com uma salutar construção de uma família e sociedade. Também é tomado como sagrado aquilo que vem do «meio» científico, dando lugar a que se explore por explorar sem para pensar e reflectir sobre se se deve ou não seguir certos caminhos. Sendo também verdade que o «meio» académico já viu melhores dias - tanto relativamente a si próprio como à visão que outros têm dele.

Muitos outros «meios» há que pautam a nossa existência, mas estes «meios» bastam para demonstrar que a sociedade premeia o «médio», o «intermédio», o «efémero», o «denominador comum», a «estatística» e finalmente a «média». É um mundo, agora sim, sem princípios nem fins, pois dispõe apenas de «meios».

O Mundo do Meio é uma fabricação que em tudo corresponde à qualidade mediana dos «meios» que o compõem. Apenas desejo que mais e mais pessoas olhem para os princípios, aplicando-os aos seus próprios fins. Talvez seja este princípio, o fim, do Mundo do Meio.

Sem comentários: